quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Aspectos culturais da Rússia




Cultura: Em termos culturais (educação, literatura, teatro, cinema, etc.), a Rússia ultrapassa muitos países graças à grande quantidade de escritores, dramaturgos, cineastas, pintores entre outros. Sendo a Rússia o maior país do mundo, é de notar a grande variedade de obras literárias, peças teatrais, monumentos, peças musicais, etc. Destacam-se grandes compositores, escritores, dramaturgos, músicos entre outras personalidades ligadas à cultura.


Música:A música russa é extremamente rica e diversificada. Do ballet ao rock, pop, rap, ou música erudita, destacam-se inúmeros compositores, cantores e intérpretes.
Na música erudita destacam-se grandes compositores como os membros do Grupo dos Cinco, sucedidos por Tchaikovsky, Prokofiev, Rachmaninoff ou Shostakovich.
A era soviética traz novidades como cantores a solo, novos instrumentos, orquestras menores. Os grandes cantores foram Alla Pugacheva Leonid Utyosov, Alexander Vertinsky, Konstantin Sokolsky, Pyotr Leshchenko.
Durante a abertura dos anos 90, muitos compositores e cantores foram revelados, trazendo o rock e o pop ao cenário local. Formaram-se bandas como Kino, Nautilus Pompilius, Alisa, Aria, DDT. Algumas delas ainda estão em atividade.
Finda a URSS, a música russa vai-se diversificando em todos os temas da música como o trance, o rock, o pop, a disco. Bandas conhecidas no mundo foram formadas graças à liberalização das ideias, como as T.A.T.u, Theodor Bastard, Serebro, entre outras.


Literatura:A literatura russa é muito famosa, e entre os grandes mestres da literatura universal contam-se russos como Alexander Pushkin, Fiodor Dostoievski, Lev Tolstoi, Anton Tchekhov, etc. Grandes livros foram lançados como Guerra e Paz, Anna Karenina, Ivan - o Imbecil, entre outros. A literatura da Rússia começa com Alexander Pushkin que é considerado o fundador da literatura russa moderna. Mas é no século XIX que a literatura ganha um grande destaque mundial com os autores Leo Tolstoi e Fiodor Dostoievski. Com a URSS, a literatura é condicionada sob o poder comunista e muitos escritores foram exilados para o oeste. Mesmo assim, a literatura russa apaixona leitoras de todo o mundo e de todas as idades sobretudo com a magmana obra de Tolstoi: Guerra e Paz.

Teatro:O teatro russo é, sem dúvida um dos mais ricos do mundo, devido à sua quantidade de dramaturgos, escritores e peças de teatro. Pensa-se que os russos são aqueles que mais vão ao teatro em todo o mundo. Um dos maiores símbolos do teatro russo é o Teatro Bolshoi em Moscovo, onde são representadas inúmeras peças de teatro russas ou estrangeiras, além de ballet e ópera. O teatro russo começa desde muito cedo, antes da dinastia Romanov, onde se usavam marionetas e música tradicional.
Cinema:O cinema surgiu na Rússia com os irmãos Lumière durante o fim da era czarista, quando estes exibiram filmes em São Petersburgo e Moscovo no ano de 1896. Aleksandr Drankov foi o primeiro realizador russo ao produzir Stenka Razin. Durante a I Guerra Mundial, muitos foram os filmes produzidos sobre a guerra revelando ideias antigermânicas. Sob a URSS, os filmes foram produzidos de forma condicionada o regime em vigor. Apenas as línguas oficiais da União eram aceites. Com a criação do programa espacial soviético, muitos filmes da URSS basearam-se em ficção científica como Solaris. Para muitos, o maior cineasta da era soviética foi Serguei Mikhailovitch Eisenstein (em russo, Сергей Михайлович Эйзенштейн). No fim do séc XX e início do séc XXI, ou seja, depois da era da URSS, o cinema russo sofreu um golpe na qualidade dos seus filmes e muito poucos eram produzidos. Um dos filmes mais famosos e aceite pela crítica foi o Barbeiro da Sibéria (1998).

2 comentários: